Fotos só amanhã

Já me perguntaram por que não coloco neste blog algumas fotos minhas praticando yoga. Eu aceitaria colocá-las se elas fossem tomadas ao acaso, sem aviso prévio. Eu aceitaria isso ainda mais facilmente se não soubesse que elas seriam tomadas. Em outras palavras, eu as publicaria neste blog e em minhas páginas nas redes sociais se elas realmente me mostrassem praticando yoga.

Quando vejo fotos de pessoas praticando yoga (aparentemente o objetivo é causar a impressão de que estão praticando yoga), o que vejo são pessoas posando para a foto, não praticando yoga. Um asana deve mesmo ser realizado sorrindo, com o rosto voltado para a câmera? Mesmo quando as pessoas não olham para a câmera, o ambiente denuncia a montagem e a artificialidade (por exemplo, nenhum praticante escolhe um estúdio de fotos para praticar yoga). Posar não significa praticar yoga, principalmente quando o objetivo é sair bem numa foto, isto é, executar o asana «corretamente». Obviamente, é possível que mesmo numa foto preparada de uma postura corporal a pessoa esteja praticando e realizando o yoga, mas convenhamos que isso não é muito comum ou fácil.

Por exemplo, compare isto:

…com isto:

A questão nem é diferenciar, a partir de fotos, quem é ou deixa de ser o verdadeiro yogi — no máximo esta discussão interessaria somente às pessoas retratadas. A questão é que fotos são somente fotos e que uma questão realmente útil seria aquela sobre a importância das imagens e da profusão de fotos de asanas em sites, livros, páginas pessoas etc. etc. etc.

Algo bem diferente é um manual de asanas — como os famosos livros de B. K. S. Iyengar e de Dharma Mittra —, mas não me parece que diante de uma câmera a maioria das pessoas tem a mesma intenção que estes dois professores tiveram.

.

link das imagens aqui e aqui

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s